sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curso 100 horas - UNIDADE I - Atividade I a IV

CURSO 100 horas: Unidade I. ATIVIDADE Nº 01. Diante desse novo desafio e panorama da sociedade atual e da formação de nós professores podemos perceber que a nova escola se manifesta favorável a introdução e uso das varias tecnologias e pede mudanças neste nova forma de de educação, principalmente mudanças na grade curricular onde se trabalha com a interdisciplinaridade e conteúdos educacionais por meio da introdução tecnológica como o laboratório de informática e sala de vídeo.A escola da ultima década tem mudado muito no sentido da transversalidade dos temas a serem trabalhados saindo do modelo tradicional para um modelo construtivista que prioriza a construção do conhecimento pelo aluno trabalhando de maneira que enfoque a sua realidade e a realidade do mundo atual. Baseado neste novo modelo educacional que o mundo moderno exige não me sinto bem preparado na parte pedagógica, pois os meios didáticos e principalmente os paradidáticos existentes na escola são insuficientes e não satisfazem a necessidade e a exigência do processo educacional atual para o melhor desenvolvimento da educação para que possa atingir os objetivos e a proposta de ensino voltada para o exercício pleno da cidadania. Embora, na prática tento fazer tudo o que posso para satisfazer as exigências do novo sistema educacional exigido pela sociedade moderna, mas o material oferecido pela escola tem de certa forma dificultado o trabalho como professor, porque trabalhar com alunos numa sala multisseriada deixa o trabalho mais difícil e aumenta as dificuldades dando de certa forma pouca chance de atingir os objetivos e sucesso. A necessidade é sempre constante e continua para o professor, penso que para atingir os objetivos que são exigidos é necessário participar de todos os cursos possíveis que são oferecidos como os de formação continuada “Sala do Professor”, se bem que ainda são poucos e muitas vezes não vem ao encontro da necessidade do educador. Pedro Danilo Faoro EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: ATIVIDADE 02 Nos dias atuais a modernidade e o desenvolvimento humano exige que o professor acompanhe o desenvolvimento tecnológico e se torna necessário que ele esteja envolvido no processo e sempre estar buscando cursos de aperfeiçoamento para acompanhar e dominar as tecnologias que estão surgindo e assim aplicá-las de forma eficaz no cotidiano da escola e utilizá-las nas diversas áreas do conhecimento, portanto, o professor tem a necessidades de conhecer e dominar as tecnologias existentes na escola para melhorar a qualidade da educação. As tecnologias estão surgindo com uma rapidez impressionante e nós professores precisamos acompanhar essa mudança por que cada vez mais se aceleram as inovações no campo da tecnologia e em decorrência dessa mudança as reflexões, as aplicações e experimentações na área pedagógica. É do conhecimento de todos nos dias de hoje que em educação tudo pode ser tomado como tecnologia e por via de regra nós temos a tendência e a obrigação de nos apropriarmos delas do mesmo modo que vemos os outros fazerem. A seleção das tecnologias educacionais ou a incorporação delas na pratica de ensino não é a ação desatrelada dos saberes docentes em torno dos seus códigos e linguagens, de suas características e particularidades, de suas possibilidades e limitações. As tecnologias educacionais precisam ser mais bem conhecidas pelos professores para que dotados de conhecimentos, atitudes, praticas e posturas compatíveis, possam assegurar a efetiva utilização delas em sua atuação como profissionais. Hoje nos deparamos com a necessidade de compreender as tecnologias de tal forma que possamos incorporá-las com propriedade á nossa práxis; é preciso que estejamos abertos a recepção dos meios e materiais tecnológicos na escola sem a adoção de simplismos. Usar tecnologias não é um mero clicar de botões, de trazer fita de áudio ou vídeo para ser assistida, enquanto o docente realiza outra atividade de maior importância. Usar tecnologia é muito mais do que isso. As novas tecnologias na escola dentro dos pressupostos teóricos solicitam dos profissionais da educação a interação e interatividade na construção de conhecimento ajustado ao nível e a realidade de cada aluno de maneira que possa contribuir para o processo de aprendizagem individual, coletiva e cooperativa e isso requer no mínimo um tempo de estudo e também o desejo de aprender. Sem essas duas condições primeiras, as tecnologias até podem estar presentes na escola, porém não estarão inseridas no processo de aprendizagem e não somar-se aos elementos mediadores da compreensão da realidade em que vivemos. Pedro Danilo Faoro ATIVIDADE:03 A Escola Municipal Miraguaí conta com um laboratorio de informatica com 7 computadores com o sistema operacional Linux e 01 com o sistema Windows e nós professores da escola elaboramos um cronograma para a utilização com os alunos eu sempre levo meus alunos para o laboratorio nas segundas e na terças – feiras. Na escola Miraguaí o desejo dos professores é trabalhar usando todas as tecnologias existentes na escola, mas esbarramos nas falta de um espaço adequado pois não contamos com uma sala de video e isso tem dificultado muito o trabalho e uso das das TICs mas mesmo assim utilizamos laboratóio para pesquisa e trabalho de digitação. Mesmo todas as dificuldades estamos utilizando as tecnologias em beneficio dos alunos procurando adequar o espaço existentes com mídias adequadas. ATIVIDADE: 04 Análise A aula da professora Terezinha Silva dos Santos do RJ é muito interessante e com certeza irá produzir um resultado positivo, pois vai unir a necessidade que todos os alunos e professores tem que é a leitura e o uso da tecnologia que irá sem sombra de dúvidas motivar os alunos a usar o computador, tecnologia que o aluno gosta e ao mesmo tempo vai desenvolver a capacidade de uso das ´midias e melhorando a socialização pela apresentação do trabalho o mais importante é que na avaliação a professora vai procurar e stimular falando do que é positivo e criticando a parte negativa na qual o aluno será capaz de produzir, assim, o aluno poderá melhorar seu trabalhado com motivação e dessa forma o aluno irá melhorar o seu trabalho com motivação pois sabe que é capaz de fazê-lo e ainda somado a tudo terá um dominio melhor da tecnologia utilizada e sua auto-estima mais elevada

Nenhum comentário: