sexta-feira, 29 de junho de 2012

A VARIAÇÃO LINGUISTICA NA SALA DE AULA

20/ 06/2012. Autor Pedro Danilo Faoro. TERRA NOVA DO NORTE- MT - E. M. MIRAGUAÍ Co-autor: Sidnei Sauer Estrutura curricular. Modalidade Ensino Fundamental. íngua Portuguesa Dados da Aula. O que o aluno poderá aprender com esta aula: Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos; Identicar as caracteristicas, geograficas e historicas das obras Identificar e classificar as variações linguísticas. Escrever textos que contemplem as variações do estado de origem do aluno; Produzir textos escritos se utilizando da variedade linguística de preferência do aluno. Duração das atividades 4 aulas de 55 minutos para cada variedade Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Os alunos precisam estar inseridos num contexto de linguagem, convivendo e tendo noção das diferentes formas de linguagem (Variações). Estratégia e Recursos da aula A Variação Linguística na Sala de Aula O trabalho com a variação linguística nos textos literários tem se expandido em meio à práticas pedagógicas porque a língua portuguesa é muito rica no que tange a variedade linguística devido a dimensão continental do país e a diversidade de nossa literatura e a migração de pessoas principalmente da região sul para a região centro-oeste que contribui para a variação linguística ser mais acentuada em nossa região. Seqüência Didática O professor deve ter bem definido quais as variações linguísticas que pretende trabalhar com sua turma antes de dar inicio a esta sequência, assim poderá explorar as variações existentes na sala de aula prevista para esse trabalho: Variedade geográfica, Variedade Diacrônica, Variedades Sociais e Variedades situacionais, bem como trabalhar a leitura, a interpretação e a produção de textos se utilizando das variações linguísticas para aprender e dominar as variações existentes nas diferentes regiões do país. 1ª Aula: prática de leitura Esta aula inicial tem o objetivo especifico de ampliar o vocabulário da turma em relação à variação linguística , ao tema trabalhado. Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos que os alunos já têm em relação às variações geográficas. No caso de livros ou romances de escritores do Rio Grande do Sul como Érico Veríssimo e escritores nordestinos como Graciliano Ramos e suas obras. E quais são os autores preferidos. Leitura feita pelo professor: trecho do livro “Ana Terra” do autor Érico Verissimo e do livro “Vidas Secas” do autor Graciliano Ramos ou “Vida e Morte Severina” do autor João Cabral de Melo Neto. Conetxtualizando os aspectos geograficos e o momento em que as obras foram escritas. 2ª Aula: Linguagem oral Após a leitura dos textos lecionados pela turma deve-se organizar uma roda onde os alunos possam falar em relação às variações encontradas nos devidos textos de Érico Veríssimo e de Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto. O professor deve apresentar a biografia dos autores dos textos permitindo que os alunos façam perguntas sobre eles, citando suas obras mais famosas. Por ultimo é interessante organizar uma discussão sobre as variações encontradas por eles para que cheguem a algumas conclusões como: Os textos lidos contem variações na forma dos personagens se expressarem. Contam com expressões típicas da região sul e da região nordeste que são utilizados pelos alunos. A geografia da região e o período histórico em que o autor viveu e produziu as obras. Os costumes e tradições fazem parte do texto. Existem dificuldades na compreensão dos sentidos devido à linguagem utilizada. 3ª Aula: Língua Escrita Nesta aula será preciso criar situações por meio das condições de produção (leitura ), em que o aluno possa se sentir motivado a utilizar a escrita numa atividade de produção se utilizando e enfocando a região de origem dos seus pais e a região onde ele reside na atualidade levando em consideração as variações da língua dominada por eles criando elementos de um texto que pode ser uma narrativa que deve ter: Título. Personagens. Caracterização do espaço e do tempo. Desenvolvimento. Clímax. Conclusão. 4ª Aula: Analise e Reflexão Sobre a Língua Utilizada nos Textos. O professor deve orientar os alunos a fazer uma análise reflexiva sobre as variações da língua que foram utilizadas pelos autores dos textos lidos e dos textos produzidos para que possam comparar e refletir sobre as variações utilizadas pelos autores e por eles (alunos),levando em consideração a geografia e a história dos escritores e dos alunos em suas produções realizando as seguintes atividades: Revisão dos textos produzidos. Reorganizando as ideias comparando com a língua padrão. Revisando a pontuação. Fazendo as correções ortográficas necessárias. Coesão e coerência. Reescrevendo o texto se necessário. Sistematização Os textos produzidos pela turma depois de revisados e rescritos poderão ser expostos e compartilhados em um mural na sala de aula e na sala de biblioteca para que todos os alunos e professores da escola e comunidade possa ter acesso às produções feitas pelos alunos. E no final do trabalho as produções poderão ser expostas e publicadas no blog da escola e no blog individual de cada aluno... Sugestões de atividades extraclasse Leitura de obras de Luis Fernando Veríssimo, Graciliano Ramos. Assistir filmes da região sul como: Incidente em Antares (Romance de Erico Veríssimo) Da região nordeste: vida e Morte Severina (romance de João Cabral de Mello Neto), Os Sertões ( Romance de Euclides da Cunha). Recursos Complementares BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / MEC/SEF; Brasília, 1998. GERALDY, João Vanderley (org). O Texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(lingu%C3%ADstica) AVALIAÇÃO A avaliação deverá ser feita de forma contínua pelo processo de aprendizagem, observando se alunos compreenderam que as variações existentes na linguagem não são erros, mas reultados diferentes no uso da linguagem.

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